Sejem Bem vindos

Esperando em Deus para Honra e Glòria do nosso Senhor Jesus Cristo, na esperança em satisfazer as vossas leituras espirituais, amen.

"O Senhor é o meu Pastor e nada me faltarà." (Salmos 23:1)

"E ha corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a gloria dos celestes e outra a dos terrestres." "Uma é a gloria do sol, outra é a gloria da lua e outra é a gloria das estrelas; porque uma estrela difere em glorias doutra estrela."(I Corintios 15:40-41)

"E em nenhum outro ha salvaçao, porque tambem debaixo do céu nenhum outro nome ha, dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos."(Atos 4:13)

"Mas a nossa cidade esta nos ceùs, donde tambem esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo."(Filipenses 3:20)

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Conhecendo a História da Convenção Batista

Escrito por Pr. Valdeir Contaifer
Sex, 29 de Janeiro de 2010 15:58

Desde o dia 20 de janeiro, estivemos participando dos eventos relacionados à 90ª Assembléia Geral da Convenção Batista Brasileira, que aconteceu em Cuiabá - MT. Eu e Morgana, o Pr. Luiz Carlos e o Pr. Pedro, juntos
representamos ali a nossa Igreja.

Mas de onde vem a Convenção Batista? Quero contar essa história.

É conhecido que a corrupção de algumas doutrinas e práticas do cristianismo começaram a surgir muito cedo na história. Os apóstolos pregaram contra o desvio da fé. Mas essa corrupção foi se ampliando após o imperador romano Constantino ter anexado o cristianismo institucional (a partir de 312 d.C.) ao seu império e ter ainda incorporado a cruz ao seu estandarte, favorecendo politicamente aos cristãos que não lhe opusessem. No entanto, muitos cristãos verdadeiros rejeitavam as inovações doutrinárias e as práticas de ajuste das doutrinas apostólicas que o misto religioso do império romano promoveu. E por isso foram duramente perseguidos, exilados ou mortos. Mas foram eles que, apegados à Bíblia Sagrada, mantiveram acesas as doutrinas cristãs genuínas e se tornaram instrumentos de Deus para que, através dos tempos, outros na Idade Média, como Cláudio de Turim, Pedro de Bruys, Henrique de Lausanne, Pedro Valdo, João Wycleffe, João Huss e muitos outros se levantassem proclamando a Jesus.

Nós, batistas, somos fruto dessa história. E com a oportunidade da Reforma Protestante (1517), nos juntamos a outros grupos que intensificaram a pregação do senhorio absoluto de Jesus e de ser a Bíblia a regra de fé e prática. E em 1608, um grupo batista de ingleses se destacou na Holanda sob a liderança de John Smyth e Thomas Helwys. Eles organizaram em 1609 uma igreja com estatuto batista. Esta foi a primeira igreja assim organizada, tendo suas doutrinas retiradas diretamente do Novo Testamento, inclusive o batismo por imersão mediante a profissão de fé. E Thomas Helwys, junto com outros irmãos, depois, retornam para a Inglaterra, para Spitalfields, nos arredores de Londres, e, em 1612, organizam a igreja batista que dará a linhagem de todas as igrejas batistas ao redor do mundo. Eles foram severamente perseguidos porque pregavam a separação entre igreja e estado. Mas o trabalho prosperou e se espalhou pelo mundo afora.

Chegaram à América do Norte em 1639, onde organizaram a primeira igreja batista em Providence, em Rods Island. Roger Williams foi tanto o organizador da igreja quanto da própria colônia. Os batistas se espalharam pelas diversas colônias da América do Norte e foram influentes na formação da constituição americana de 1781.
Aqui no Brasil, com a existência de colônias de imigrantes norte-americanos, iniciaram-se igrejas com cultos batistas na região de Santa Bárbara d'Oeste e Americana, no estado de São Paulo, voltadas para a fé desses imigrantes. Mas a primeira igreja batista voltada para a evangelização dos brasileiros foi organizada em 1882 em Salvador, na Bahia. Os pioneiros foram os casais de missionários norte-americanos Willian Buck Bagby e Anne Luther Bagby, Zacharias Clay Taylor e Kate Stevens Crawford Taylor, auxiliados pelo expadre Antônio Teixeira de Albuquerque. E com o desenvolvimento e crescimento de igrejas no Brasil, organizou-se em 22 de junho de 1907 a convenção de igrejas, comemorando vinte e cinco anos do início do trabalho batista brasileiro. Hoje nossa convenção abrange 18 mil templos em todo o território nacional e temos missionários em mais de sessenta países! Essa é a nossa história e você é convidado para continuá-la e ampliá-la pelo testemunho e pela evangelização. Deus seja contigo e com a tua família!


Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo cada comento, disponho que:
Se por acaso o comento nao serà respeitoso,
integro, escrito com seriedade, nao editerò seu comento.
Todavia, certa da raridade e esperando que tal defanhança nao acontecerà, fiquem à vontade
e sejem bem vindos.
Desejo uma boa leitura à todos na Paz do Senhor.

mauriziomirian.blogspot.com

Sò pra descontrair um pouquinho com Seasonal Foods